sábado, 23 de maio de 2009

Informação

Alimentos que funcionam como um filtro solar
Os alimentos têm substâncias capazes de produzir um protetor natural e eficaz contra os efeitos do sol. No RS, nutricionistas prepararam duas receitas que ajudam a manter a pele protegida o ano todo.
Isabel Ferrari - Porto Alegre


O caminho para uma pele mais bonita e saudável pode estar entre as prateleiras do supermercado. Na laranja, pura vitamina C, no arroz integral, na maçã verde... Todos esses alimentos são ricos em substâncias que têm propriedades fotoprotetoras. “Diminuindo todos os danos, desde a vermelhidão da pele, até mesmo o envelhecimento e o câncer de pele”, afirma Lina Schneider, nutricionista Os nutrientes são retirados dos alimentos através da digestão e vão para a corrente sanguínea. A pele tem duas camadas: a mais profunda que é a derme e aquela que todo mundo vê, que é a epiderme. A ação desses nutrientes fotoprotetores nas células da pele acontece de dentro pra fora: da camada mais profunda até a camada mais externa - formando uma barreira protetora contra os raios solares. "Como se a gente tivesse passando um fotoprotetor numa camada mais interna da nossa pele aonde o filtro solar que nós usamos normalmente não consegue chegar!", diz a nutricionista. Por isso um alerta! Uma pesquisa de uma faculdade de nutrição de Porto Alegre, feita no litoral do estado do Rio Grande do Sul, descobriu que está faltando proteção na mesa de 70% dos gaúchos entrevistados. "Houve prevalência de peles mais claras então as peles mais sensíveis às radiações ultravioletas que não apresentavam uma ingestão adequada de alimentos fotoprotetores", explica Simone Fernandes, nutricionista. Mas pra aproveitar os benefícios desses nutrientes é preciso que eles façam parte do cardápio todos os dias, no mínimo durante três meses. Então, agora a gente mostra uma receita rica em substâncias fotoprotetoras. Pra isso vamos usar duas maçãs verdes picadas. Esprema o suco de três laranjas. Coloque a maçã no liquidificador e uma porção de salsa. "O equivalente a uma colher de sopa!", explica. Aí é só acrescentar o suco da laranja e bater tudo no liquidificador. Um copo desse suco por dia é a quantidade necessária para proteger sua pele. O efeito desse consumo por três meses pode durar até duas semanas, mas a recomendação é manter estes alimentos na dieta enquanto vocês estiver se expondo ao sol. E que tal uma salada fotoprotetora para acompanhar? Veja aqui a receita.

Coquetel de salsa e salada fotoprotetora
Conheça duas receitas elaboradas por nutricionistas que ajudam a manter a pele protegida o ano todo.

Coquetel de salsa

Ingredientes

- 2 colheres de sopa cheia de salsa - 2 maçãs verde pequena - 1 copo americano cheio de suco de laranja (3 laranjas) Modo de preparo

Bater a salsa no liquidificador, juntar a maçã com casca e água a gosto. Peneira tudo e acrecentar o suco de laranja. Açúcar a gosto. Sirva em seguida.

Salada fotoprotetora

Ingredientes
- 1 beterraba média cozida - 1 buquê de brócolis médio cozido - 1 cenoura pequena cozida - 1 colher de sobremesa cheia de azeite de oliva - 2 colheres de sopa cheia de gergilim - 5 folhas de alface roxa - 5 folhas de alface crespa - 5 folhas de alface frizze - ½ maço de rúcula
Modo de preparo
Lavar em água corrente as folhas e mergulhe numa solução de desinfecção diluindo 1 colher de sopa de vinagre ou água sanitária em 1 litro de água gelada. Caso estejam muchas colocar cubos de gelo por 10 min. Coloque a berraba, o brócolis e a cenoura numa panela (separados) com água fervente, 1 colher de chá de sal e cozinhe até ficarem al dente. Passe a beterraba cozida, cortada em palito, no gergilim. Forre uma saladeira ou prato grande com as folhas de alface ,rúcula , brócolis , cenoura e a beterraba com o gergilim. Salpique com azeite de oliva e sirva em seguida.

Nenhum comentário: