domingo, 6 de setembro de 2009

FESTA DO BODE

Quinta edição da Festa do Bode de Batalha

acontece de 18 a 20 de setembro, na cidade de Batalha, a 154 quilômetros ao norte de Teresina, a quinta edição da Festa do Bode.

Por ter um dos mais expressivos rebanhos de ovinos e caprinos do Estado, quase 58 mil cabeças, a cidade tem vocação econômica para a ovinocaprinocultura e vem realizando esse evento desde 2005. Batalha é o segundo maior produtor desses rebanhos no Piauí. A Festa do Bode baseada nesse potencial econômico promoveu uma mudança na cidade com o desenvolvimento de outras atividades a exemplo da gastronomia, do artesanato, da bacia leiteira e do turismo. “A Festa do Bode já é um evento consolidado, que tem ao longo dos anos, conquistado espaço e resultados junto à ovinocaprinocultura. Mais que isso, a festa gerou outras oportunidades de negócios, criando postos de trabalho e incrementando a renda de milhares de empreendedores daquela região”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Piauí, Ulysses Gonçalves Nunes de Moraes.
O evento será realizado no Centro de Convivência dos Idosos de Batalha, sendo uma ação da Prefeitura Municipal de Batalha, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí; com o patrocínio do Governo do Estado, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Confederação Nacional da Agricultura, CNA; e Confederação Nacional da Indústria, CNI; tendo o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Fiepi; do Serviço Social da Indústria, Sesi; do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar; da Federação da Agricultura do Estado do Piauí, Faepi; do Armazém Paraíba; Depósito Santa Teresinha, Faculdade Santo Agostinho, Companhia Energética do Piauí, Cepisa; Associação Piauiense dos Criadores de Caprinos e Ovinos, Apiccovi; Federação de Ciclismo do Piauí, Fciclo PI; e Multmed.
“A festa envolve gastronomia, comercialização de animais, turismo, a realização do segundo Leilão dos Cocais, quando serão apresentados animais puro de origem, e tantas outras ações que vão movimentar economicamente a região de Batalha. Além disso, a festa terá a instalação de um Espaço Aprisco onde serão realizadas palestras, clínicas tecnológicas e minicursos para criadores e empresários do setor”, explica o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

LEILÃO DE ANIMAIS
Nesta edição, a Festa do Bode está direcionada para a realização de negócios dentro da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura. Um desses momentos importantes será a realização do II Leilão dos Cocais, que acontecerá no sábado, 19 de setembro, a partir das 19h00. “O primeiro leilão aconteceu ano passado, quando obtivemos resultados expressivos em termos de quantidade de animais leiloados, totalizando quarenta e quatro lotes comercializados; e também quanto ao volume de comercialização. Este ano, o leilão terá cinquenta lotes de animais a serem leiloados e estimamos um crescimento de 10% sobre o valor da comercialização em relação ao leilão passado”, afirma o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae no Piauí, Francisco Holanda.

ESPAÇO APRISCO
Cursos, clínicas tecnológicas, palestras, oficinas, exposição e comercialização de ovinos e caprinos. Todas essas atividades vão acontecer no Espaço Aprisco instalado na Festa do Bode. “Estamos esperando mais de oitenta expositores que colocarão seus animais em mais de cem baias no Espaço Aprisco. São animais das raças Santa Inês, Dorper, Anglo-Nubiano e Summer”, informa o gestor do Projeto Aprisco Norte do Sebrae no Piauí, Francisco das Chagas Val Filho. Na programação do Espaço Aprisco estão clínicas tecnológicas de Cortes Padronizados de Ovinos e Caprinos e Conservação de Forragens através de Silagem, como também palestras com o tema Seleção de Animais para Aquisição em Feiras; curso sobre Mudanças Climáticas e Produção de Alimentos e a oficina Manejo de Biodigestores, sendo esses dois últimos uma parceria entre o Sebrae e a Care do Brasil.

A Unidade Móvel de Apoio à Ovinocaprinocultura estará no evento realizando exames nos rebanhos e orientando produtores quanto à sanidade e ao manejo desses animais.

“A comunidade de Batalha está motivada para a realização da Festa do Bode, um evento que já integra o calendário do Estado e queremos dentro de pouco tempo, transformar a festa num grande evento regional. O nosso foco nesta edição é promover negócios em ovinocaprinocultura, organizar ainda mais a cadeia produtiva desse setor na região, melhorar a genética desses rebanhos, enfim, queremos que a Festa do Bode gere bons negócios para todos os produtores de Batalha e região”, ressalta o prefeito de Batalha, Amaro Melo.

GASTRONOMIA
Durante o evento, a gastronomia ganha lugar de destaque. A Festa do Bode terá ao todo trinta e sete estandes, sendo que treze serão destinados à culinária típica à base das carnes de ovinos e caprinos. Dentre as delícias que serão comercializadas na praça de alimentação da festa estão pizza de bode, arroz de carneiro, lasanha de bode, e para os paladares mais exóticos, buchada de bode e sarapatel, além de vários pratos que serão criados especialmente para o evento. Nesse final de semana, os proprietários e profissionais de restaurantes, bares, hotéis, pousadas e lanchonetes de Batalha participam do curso Receitas Culinárias de Cabritos e Cordeiros. O curso é ministrado pela consultora do Sebrae no Piauí, Verônica Machado. Outro curso que acontece até este domingo (06) é o de Cortes Padronizados de Caprinos e Ovinos, com instrutor do Sebrae na região, Aluísio Ernesto.

SHOWS
Entre as atrações da festa estão as bandas Explosão do Som, do Ceará; Capilé, da Bahia; Forró Medonho, de Teresina; além da dupla cearense Sirano e Sirino. A programação do evento inclui ainda eleição do bode mais exótico, escolha da Rainha da Festa do Bode 2009 e competição de mountain bike.

FÓRUM DE OVINOCAPRINOCULTURA
A Festa do Bode também será um momento para que instituições e produtores analisem o desenvolvimento da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura no Estado. Uma reunião do Fórum Estadual da Ovinocaprinocultura do Piauí será realizada no dia 18 de setembro, a partir das 17h00. O Fórum é composto por diversas entidades que estão traçando um novo perfil para o setor através da realização de treinamentos, orientação financeira, melhoria genética, participação em eventos e tantas outras atividades. Além de representantes do Sebrae, o fórum conta com representantes das seguintes instituições: Associação de Ovinocaprinocultura de Esperantina, Aovicapre; Associação Piauiense de Criadores de Caprinos e Ovinos, Apiccovi; Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos de São João da Canabrava, Aproc; Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Arraial, Accomapi; Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Castelo do Piauí, Accopac; dos Comitês Gestor de Floriano, da Região Norte do Piauí, da Região de Teresina e da Serra da Capivara Araripe; da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, SDR; Prefeitura Municipal de Teresina; Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural, Emater; Agência de Defesa Agropecuária do Piauí, Adapi; Coordenadoria de Combate à Pobreza Rural, CCPR; Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí, Fetag; Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba, Codevasf; Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Meio-Norte; e Universidade Federal do Piauí, UFPI.
“O Piauí tem uma forte vocação para a ovinocaprinocultura. Apesar de termos conquistado muitos avanços nessa cadeia produtiva, muito ainda precisa ser feito para tornar o setor mais viável economicamente. O Fórum surge para unir esforços e ações. Nessa reunião, que será a primeira dentro da programação da Festa do Bode, vamos analisar a atividade no Estado, buscar soluções e programar iniciativas”, afirma o gestor do Projeto de Ovinocaprinocultura do Sebrae no Piauí, Fabiano Chaves.

Nenhum comentário: